Higiene Visual

A visão é um dos sentidos mais importantes.

Estima-se que aproximadamente 80% de toda a informação que percebemos chega ao cérebro através dos olhos.

A estrutura e o funcionamento dos olhos são extremamente complexos. O olho regula constantemente a quantidade de luz que recebe, a focagem dos objectos ao perto e ao longe e está continuamente a gerar imagens que posteriormente transmite ao cérebro.

As necessidades visuais que a vida moderna hoje impõe são maiores e mais complexas do que no tempo dos nossos avós.

Os estudantes lêem três vezes mais do que liam os avós, os adultos usam a visão de perto constantemente, quer seja a trabalhar ou por lazer.

As dores de cabeça, o ardor e lacrimejo, visão desfocada intermitente ou mesmo permanente ao longe (miopia), fadiga ocular, perda de concentração e outros sintomas visuais, estão relaccionados com a carga visual ao perto (stress visual).

Como se pode evitar o stress visual?

Adoptando comportamentos (higiene visual), que diminuam o esforço na visão ao perto.

Normas de higiene visual

Postura: deve sentar-se correctamente, os pés apoiados no chão e as costas direitas e de preferência apoiadas na região lombar. Os antebraços devem estar apoiados na mesa de trabalho.

Iluminação: é muito importante. Deve haver uma iluminação no tecto e outra directamente para o plano de trabalho, que não provoque deslumbramento ou sombra ao escrever. Colocar o candeeiro do lado esquerdo se pessoa for destra, se for esquerdina colocar do lado direito e sempre que possível por cima do ombro.

Mesa de trabalho: para facilitar uma boa postura a ler e a escrever é conveniente que o plano da mesa tenha uma inclinação de 20 . Deve ser colocada à frente de uma janela para se poder olhar para longe.

Distância: não se deve aproximar demasiado para ler ou escrever, nem inclinar ou rodar a cabeça e as costas. Todas as actividades devem ser realizadas à mesma distância, que é a que vai do cotovelo à primeira falange do dedo médio.

Escrita: o material de esrita deve ser agarrado a 2,5 cm da ponta (para que se veja a mesma e o que se escreve) e sem fazer força (o nódulos dos dedos não podem ficar brancos). A mão que usa para escrever indica a posição e o ângulo a que o papel é colocado.

Televisão: a distância ideal para ver TV é de 3 m ou mais. O local deve estar bem iluminado, mas não deve haver reflexos no ecran. Não se deve ver televisão deitado. As crianças não devem ver mais de 2 horas diárias a TV, pois podem reduzir a capacidade de pensar e a criatividade.

Computadores: as crianças devem evitar estar em frente do computador ou dos videojogos mais de 30 minutos sem descansar 10 minutos.

Outros conselhos

Quando lê ou quando trabalha com computadores, faça pausas frequentes, mova-se e olhe para longe através de uma janela.

O “palming” é um dos melhores remédios para descansar os olhos. Consiste em cobrir os olhos com as palmas das mãos, sem fazer pressão, e permanecer com eles fechados durante 2 a 3 minutos e imaginar, por ex., paisagens ao longe. Deve fazê-lo sentado.

Pestaneje a cada 6 a 8 segundos. Ao pestanejar com regularidade os tecidos oculares melhoram a circulação e a lágrima limpa a parte anterior do globo ocular.

Participe em actividades ao ar livre que requeiram visão de longe.

Não esqueça a alimentação. Deve ser rica em vegetais e frutos.

Óculos para reduzir o stress visual.

Por vezes, a prescrição de lentes positivas (com baixa graduação) ajudam a reduzir o stress visual ao perto e melhoram o desempenho das tarefas ao perto.